Eu amo gyoza, sempre como feliz da vida! Belo dia pensei em gyoza, lembrei que tinha beterraba em casa e pensei “e se eu fizer uma gyoza de beterraba?”. Como não como glúten, saiu uma gyoza colorida naturalmente sem glúten (eu fiz sem óleo para mim, no final da receita deixei as observações).
INGREDIENTES
É importantíssimo usar xícara e colheres de medidas nessa receita, principalmente para medir a goma xantana
Rendimento: 18 gyozas
INGREDIENTES MASSA:
- 1 xícara de farinha de arroz (uso integral)
- 1 xícara de polvilho doce/fécula de mandioca
- 1+1/2 colher de chá de goma xantana
- 1/4 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de óleo/azeite
- 3/4 xícara de sumo de beterraba*
*para fazer o sumo, rale a beterraba no ralador fino e aperte para retirar o líquido. A polpa não vai ser utilizada na massa, mas pode ser adicionada ao recheio ou em qualquer outro preparo. Esse sumo pode ser diluído em um pouco de água.
RECHEIO:
O recheio pode ser como você preferir e com o que tiver em casa. Eu gosto de refogar os legumes que tiver em casa. Por exemplo: repolho cortado bem fininho, cenoura ralada, brócolis picado, cebola em cubinhos, etc e colocar um pouquinho de gengibre.
MODO DE PREPARO
- Para fazer a massa, coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha e misture
- Adicione a água e o óleo e vá misturando com as mãos até obter uma massa bem homogênea
- Separe a massa em 18 pedaços (uso uma medida de colher de sopa para cada medir cada pedaço) e, em uma superfície lisa e untada com polvilho doce (ou farinha de arroz), abra em discos com um rolo (os meus eu faço de aproximadamente 9cm)
- Coloque um disco na mão, um pouco de recheio no centro, umedeça as bordas e feche (como um pastel). Se quiser, pode ir fazendo curvinhas na massa.
- Em uma frigideira anti-aderente e com tampa, coloque 1 colher de sopa de óleo e 2 colheres de sopa de água. Ligue em fogo médio/alto, coloque as gyozas e tampe. Quando começar a ferver, conte 4-5 minutos e, caso as gyozas estejam douradas, vire e deixe dourar do outro lado. Sirva em seguida. Se preferir, você pode cozinhar no vapor também
- Se quiser um molho gostosinho para acompanhar, misture shoyu/tamari, gengibre (em pó ou sumo), alho em pó (um pouquinho de nada) e alguma coisa para adoçar (agave, maple syrup, mel de arroz, melado, etc)
OPÇÃO SEM ÓLEO:
- É possível fazer essas gyozas sem óleo/azeite (as da foto são sem óleo), mas exige muita paciência e cuidado no preparo. Se você não leu direito, vou repetir: exige muita paciência e cuidado no preparo!
- Na massa, substitua o óleo pela mesma quantidade de água. Modele com muito cuidado, pois a massa quebra com muita facilidade
- Cozinhe em uma frigideira anti-aderente somente com água ou no vapor. As gyozas ficam bem grudentas (por causa da goma xantana), então não coloque muitas na mesma panela de uma vez
QUEM FAZ
Isabela Mascarenhas
Oi, prazer 🙂 Me chamo Isabela, sou vegana, comilona e amo cozinhar. As receitas postadas aqui são todas criadas e testadas por mim (sempre que posto uma receita de terceiros, sinalizo no post). Espero que goste da receita, se tiver alguma dúvida me manda inbox lá no instagram @to_comendo que te respondo. Beijoca <3