Quem faz

Oi 😀

Me chamo Isabela Mascarenhas, sou designer e decidi criar o @to_comendo para compartilhar minhas refeições.

Em Agosto de 2016 eu assisti Cowspiracy, um documentário que fala sobre os impactos ambientais causados pelo consumo de alimentos de origem animal e, depois daquele dia, eu decidi que não queria mais contribuir com aquilo. Virei vegetariana estrita (alimentação livre de carne e derivados animais) da noite para o dia e foi uma das (se não A melhor) melhores coisas que fiz na minha vida. Não tive muitas dificuldades e achei que eu tinha nascido pra ser vegetariana. Na época eu morava no Canadá e era muito fácil e acessível encontrar todo tipo de substituto vegetal lá. Quando voltei para o Brasil, tive medo de não conseguir por ser mais limitado e menos acessível, mas deu tudo certo e, quanto mais o tempo passava, mais eu tinha certeza que aquilo só me fazia bem.

Assim que cheguei em Salvador, procurei ajuda nutricional (algo que considero indispensável) e foi aí que Laís entrou na minha vida. Sempre tive preconceito com nutricionistas e, que boba eu, era só procurar um bom profissional. Ela contribuiu demais para que tudo fosse ainda mais fácil pra mim, além de me ajudar a equilibrar refeições e, claro, verificar meus níveis sanguíneos e prescrever vitaminas (alô, B12). Isso fez muita diferença na minha alimentação e, de forma geral, consegui ter a rotina saudável que tanto queria desde a adolescência e não conseguia.

2017 foi um ano muito difícil pra mim, mas trouxe tantos ensinamentos que sou muito grata por ele. O @to_comendo era algo que me deixava muito feliz em fazer. Novos seguidores chegaram, comecei a receber muitos feedbacks maravilhosos, muitas mensagens incríveis e inspiradoras e eu percebi que eu amava muito aquilo. Eu fui, naturalmente, reduzindo o consumo de produtos testados em animais (ou que envolviam sofrimento e ingredientes animais de alguma forma). Além disso, também comecei a reduzir bastante minha produção de lixo e criar alguns produtos e cosméticos caseiros.

2018 chegou cheio de coisas boas: mãe, namorado e melhor amiga viraram vegetarianos; comecei a receber algumas coisas em casa por causa do @to_comendo e também comecei a pensar um pouco mais na estética das fotos e em formas melhores de publicar o meu conteúdo. Foi aí que criei a Fanpage no Facebook (para quem não curte muito o Instagram) e o site Tô Comendo, pra que as receitas ficassem mais fáceis de acessar. Espero que esse ano a gente (eu e vocês) cresça ainda mais e atinja ainda mais pessoas, mostrando que o veganismo é lindo. Posso contar contigo? ❤